HOMENAGEM DO PROF. RENÉ MENDES

Este inicio do ano 17 do século XXI do terceiro milênio me brindou com homenagem inesquecível vinda de um dos maiores Mestres de Saúde Pública e, certamente, o maior Mestre de Medicina do Trabalho do Brasil: o Professor René Mendes. Pela importância que as palavras publicadas na mídia pelo caríssimo professor tem na minha história de vida e profissional, a compartilho com os amigos aqui.

Para quem não conhece a magnitude do trabalho do Prof. René Mendes, reproduzo abaixo brevíssimo resumo.

René Mendes é médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, com quase 45 anos de experiência profissional, atuação no Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, Fundacentro e em organismos internacionais como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Foi Professor-Titular de Medicina Preventiva e Social na Universidade Federal de Minas Gerais (1991-1997), Professor Assistente-Doutor da UNICAMP (1977-1991) e Professor Associado Senior da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, 1983-2014).

É autor de livros nas áreas de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, inclusive o clássico “Patologia do Trabalho”, livro que reúne textos de mais de cem colaboradores, constituindo-se na maior referência para profissionais que atuam em áreas que envolvem a saúde dos trabalhadores. Tem cerca de 200 trabalhos publicados na forma de artigos em periódicos, resumos em anais de congressos, teses de pós-graduação, capítulos de livros, autoria, edição ou organização de livros.

Integra, desde 1972, a Comissão Internacional de Saúde no Trabalho (ICOH), da qual participou, por seis anos, do Conselho Diretor (Board), tendo recebido, em 2012, o título de Membro Honorário. Está vinculado, também, desde 1972, à Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) – da qual já foi Presidente e Diretor de Relações Internacionais – e é editor da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

Nos últimos anos vem se dedicando a construir conhecimento sobre trabalho saudável e saúde do trabalhador, produzindo textos, realizando palestras, cursos e outras atividades. Na esfera internacional, é membro do International Advisory Board da Fundação LDHO – Learning and Developing Occupational Health, que tem sede na Holanda.

Em nosso país e com interesse ampliado para a América Latina e Caribe, suas atividades atuais buscam focalizar, investigar e dar visibilidade às condições de vida, ambiente, trabalho e saúde de homens e mulheres inseridos em atividades econômicas específicas e/ou determinadas profissões ou ocupações – historicamente mais invisíveis e esquecidos -, começando no passado e chegando ao presente, como contribuição ao processo de construção do Trabalho Decente (digno), Seguro e Saudável para todos, aqui e agora.