TODO MATERIAL DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO PODE SER REPRODUZIDO EM LUGAR NENHUM SEM CONTAR PREVIAMENTE COM MINHA PERMISSÃO EXPRESSA – EXCETUANDO O QUE POSSA SER CONSIDERADO “FAIR USE” OU “USO APROPRIADO”.
Essa área é dedicada a Saúde Ocupacional. Essa área da saúde tem como objetivo principal cuidar da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho. Seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações. Aqui você encontrará aulas e arquivos criados por mim apresentados em palestras ou publicações nacionais ou internacionais. Para mais informações entrar em contato.
Artigos e Textos
Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP - Módulo de Promoção da Saúde - coordenado pelo Prof. Paris Ramadan - com os alunos do segundo ano da pós graduação. Uma alegria sempre renovada.
Workshop: Gestão da segurança e da saúde no trabalho envolvendo drogas e medicamentos de risco - os quimioterápicos antineoplásicos (QTA) realizado no dia 27/set/2018 no auditório da plenária da FECOMÉRCIO. Tive o prazer de organizar e coordenar como representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na CTPR-NR32 contando com a competência dos palestrantes: Profa. Maria José Gimenes, Dra Débora Yumi, Dr Felipe F Alpert e Eng. Carlos Lima.
No dia 13 de julho de 2018 no GVS XXIV - Ribeirão Preto (Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saude de São Paulo) participamos como palestrante no "Seminário sobre Vigilância da Segurança e Saúde no Trabalho em Unidade de Processamento de Roupas em Serviços de Saúde". Veja fotos e palestra.
96o. Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê - 29 de junho de 2018 - realizado pelo CEREST Regional Guarulhos e Vigilância Municipal de Poá. Veja minha palestra sobre "Acidentes com material perfurocortante e as exposições ambientais a material biológico"
Antes de entrarmos no assunto Febre Amarela, precisamos entender as relações do ser humano com o meio ambiente e os diversos ecossistemas brasileiros. Somos um País tropical de grandes diversidades climáticas e geográficas. Nesse meio ambiente convivem animais, homens, insetos e microrganismos. Consequentemente, os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Precisamos de cautela se pretendemos conter a expansão que vem ocorrendo no caso da febre amarela. A fim de entender um pouco mais sobre este tema que vem preocupando médicos, vigilantes de saúde, trabalhadores e a população em geral, conversamos com o Dr. Marcelo Pustiglione, médico especialista em Medicina do Trabalho que está elaborando, na Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, um Protocolo Clínico voltado para a segurança e saúde do trabalhador rural. Veja materia completa.
No dia 3 de julho participamos do Congresso Paulista de Especialidades na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo falando sobre a segurança e a saúde em atividades veterinárias: uma análise dos agentes de risco ocupacional presentes no ambiente e processo de trabalho dos profissionais da área veterinária. Veja a apresentação
Mais uma etapa do Protocolo Clínico para Trabalhador Rural - Presidente Venceslau - falando sobre determinantes de doenças e ações básicas de saúde: do estabelecimento do nexo à prevenção. Veja aula aqui.
"Capacitação em NR32" no Hospital Infantil Darcy Vargas nos dias 16 e 19 de maio - veja apresentação
"Linha de cuidados para trabalhadora gestante e lactante" foi o tema do Evento Científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) realizado na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) no dia 29 de maio de 2017 - Veja minha palestra
Dia Mundial da Tuberculose-2017 - Evento organizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) - Grupo de Tuberculose - da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - realizado no dia 28 de março no Centro de Convenções Rebouças - Veja minha palestra: "Tuberculose: um desafio para a saúde ocupacional"
As ações de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
Veja uma apresentação breve - aqui.
O que o eSocial ("projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados") tem a ver com a Saúde ocupacional? Saiba que o Registro dos Eventos Trabalhistas (RET) representa uma parte fundamental e estratégica na construção do eSocial pela empresa. Veja nesta apresentação o impacto do PCMSO e do PPRA no eSocial. Para realização de palestras de capacitação entre em contato pelo e-mail cepah.marcelo@gmail.com
Ver apresentação aqui
Ver vídeo relacionando neste link
No cumprimento de sua atividade laboral cotidiana, os catadores de recicláveis precisam revirar manualmente sacos contendo plásticos, papelões, latas de alumínio e vidros e separar esses materiais por tipo para viabilizar sua comercialização. Durante esta manipulação estes trabalhadores podem se expor a agentes de risco com potencial de afetar sua saúde e integridade física. Além dos materiais perfurocortantes, produtos químicos e substâncias irritantes, certamente os agentes biológicos, responsáveis por doenças infecciosas são os mais temidos.... clique no link para ver artigo completo
A febre amarela é uma arbovirose, ou seja, uma doença infecciosa causada por vírus (um arbovírus da Família dos Flaviviridae)e transmitida por mosquito que tem principalmente nos macacos das florestas e matas tropicais seu reservatório natural. Importante lembrar que as febres da dengue e do zikavirus, cujos sintomas se assemelham aos da febre amarela, também são causadas por Flaviviridae e também são transmitidas por mosquitos.
ANDRÉ CÁCERES - ESPECIAL PARA O ESTADO DE S. PAULO
19/02/2016 | 07h000
Número de profissionais em idade avançada, que demandam maiores cuidados com a saúde, aumenta e já representam um em cada quatro no mercado de trabalho
Além de prevenir a proliferação de doenças transmissíveis e beneficiar a qualidade de vida do trabalhador, a vacinação ocupacional, oferecida por algumas empresas a seus funcionários, traz vantagens também para os empregadores, que reduzem gastos com as ausências por adoecimento.
Aula ministrada em 9 de novembro de 2016 no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
56o. Encontro Presencial do Fórum de Acidente do Trabalho - Faculdade de Saúde Pública da USP - 26 de outubro de 2016.
Apresentação da Tese: "Acidentes de trabalho com material biológico e sua relação com os fatores de dentro e de fora do trabalho: estudo multinível com trabalhadores da enfermagem de um hospital público", Autor: Kleber dos Santos.
Aula ministrada no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - Instituto Oscar Freire - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Aula ministrada no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - Instituto Oscar Freire - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Veja palestra sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho em Serviços de Saúde (10 de outubro)
Aula ministrada no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho (Instituto Oscar Freire) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em outubro de 2016.
RESUMO
Considerando as ações instituídas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 36/2013) da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e as particularidades e especificidades destes serviços e de seus atores e das variáveis ambientais, interpessoais e técnico-operacionais envolvidas, foram estudadas as convergências entre as ações focadas na segurança do paciente e na segurança e saúde do trabalhador dos serviços de saúde. Para tanto, além da RDC foram analisadas as Normas Regulamentadoras (NRs) da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), particularmente as de número 4, 7, 9 e 32 (NR 4, NR 7, NR 9 e NR 32). Foram identificados riscos diretos e riscos estendidos à segurança do paciente e, a partir daí, são propostas ações conjuntas com a participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e das Comissões de trabalhadores (CIPA e COMSAT).
É ponto pacífico entre os estudiosos do tema que a certificação de gestão da qualidade representa uma vantagem competitiva para as empresas e um fator de desenvolvimento para o país. Assim sendo, não é de admirar que a certificação de empresas e instituições seja uma área em franca expansão.
A conduta no caso das febres da dengue, do Chikungunya e do Zika vírus.
RESUMO | Contexto: Doenças epidêmicas vetoriais emergentes, como as febres do Chikungunya (CHIKV) e do Zika vírus (ZI V), e reemergentes e/ou negligenciadas, como a febre da Dengue (sorotipos DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), têm sido objeto de muita preocupação da população e das autoridades sanitárias no Brasil, particularmente nos últimos cinco anos. A Medicina do Trabalho, como um dos braços da Saúde Pública e da Medicina Preventiva, tem papel importante nas ações de vigilância, prevenção e controle das doenças ocupacionais ou não, incluindo as coletivas epidêmicas transmitidas por vetores, como é o caso. Objetivo: Fazer uma breve atualização dessas doenças infecciosas e apontar as ações do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), contextualizando-as de acordo com as peculiaridades das doenças estudadas. Método: Para a reali- zação deste estudo foi feita revisão da literatura e dos boletins o ciais referentes aos casos dessas viroses no Brasil nos últimos dois anos. Resultados: São apresentados per s e quadros comparativos enfocando as características e diferenciais de cada uma das três doenças estudadas. Conclusão: A Medicina do Trabalho como ramo da Saúde Pública tem um papel preponderante no controle das doenças infecciosas, estejam elas relacionadas ou não com a atividade laboral do grupo de trabalhadores-alvo.
Agente de Risco Ocupacional Biológico: um estudo clínico, epidemiológico e ocupacional em partes. 7 Apresentações
Aula ministrada no dia 20 de setembro de 2016 no Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho do Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.